Hemocentro de Franca, SP, opera com estoque no limite após queda de doações na pandemia

  • 13/11/2020
  • 0 Comentário(s)

Hemocentro de Franca, SP, opera com estoque no limite após queda de doações na pandemia

Os estoques do Hemocentro de Franca (SP) estão há meses no limite, principalmente os de bolsas de sangue do tipo O. De acordo com a administração da instituição, a queda ocorre devido à pandemia de Covid-19, que afugentou os doadores.

A meta mensal do Hemocentro é coletar 1.250 bolsas de sangue, que são distribuídas entre pacientes de Franca e outras nove cidades da região. Uma única bolsa pode ajudar a salvar até três vidas, de acordo com a agente de captação Elaine Gimenes.

"A gente está operando atualmente com estoque quase crítico", diz. "Muitas doenças precisam de doação. São cirurgias, emergências, pacientes oncológicos. As pessoas têm um pouco de medo de vir até nós, porque aqui é um local público, mas a gente está tomando todas as medidas de precaução."

O tipo O, que mais está em falta, ajuda a salvar pacientes com vários tipos de doença, inclusive a Covid-19, de acordo com a agente de captação. Em outubro, 80 bolsas foram levadas a pacientes com sintomas graves que precisaram de transfusão.

Queda de 30%

Em outubro, 904 pessoas foram até o Hemocentro para doar sangue. A quantidade de doadores é cerca de 30% menor comparada com o mesmo mês de 2019. Além da dificuldade para captar novos doadores, os agentes se esforçam para fazer os antigos voltarem.

Como doar

O Hemocentro aceita doações de pessoas com mais de 18 anos. Homens precisam pesar a partir de 50 quilos, e mulheres, 51.

A instituição está localizada na Avenida Dr. Hélio Palermo, nº 4.181, no bairro Recanto do Itambé. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3402-5000.

FONTE- Por EPTV 2

13/11/2020 05h59

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Admin

MEMÓRIA SERTANEJA

05:00 - 07:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes