Avanço do coronavírus provoca onda global de golpes digitais

  • 09/08/2018
  • 0 Comentário(s)

Avanço do coronavírus provoca onda global de golpes digitais

Ameaças chegam por mensagens de SMS e em aplicativos como o WhatsApp, prometendo álcool gel gratuito e até pagamentos extra do Bolsa Família.

O avanço da pandemia de coronavírus no Brasil está gerando uma onda de golpes digitais, que se aproveitam do momento de incerteza para roubar dados, obter dinheiro e até servir de ponte para assaltos às casas das vítimas. Entre os golpes estão links falsos, distribuídos principalmente por WhatsApp, que prometem acesso a máscara, álcool-gel e exames em domicílio para detecção do covid-19.

Segundo a empresa de segurança digital PSafe, 2 milhões de brasileiros foram atingidos apenas entre 13 e 20 de março. No período, foram detectados 19 golpes e seis aplicativos maliciosos com falsas promessas de benefícios durante o período em que a população está em casa. Na semana passada, por exemplo, a Ambev foi obrigada a desmentir que estava oferecendo álcool-gel gratuito mediante ao preenchimento de um cadastro. Era uma página falsa que roubava informações.

Além de produtos com alta procura no momento, como o álcool-gel, alguns dos golpes detectados também prometiam assinaturas grátis em serviços de streaming e até pagamento extra para beneficiários do Bolsa Família. Tudo isso no contexto de recolhimento social pelo qual atravessa o País.

"Páginas de vendas fraudulentas também são frequentes, mas a maioria dos casos agora ocorre por mensagens de informações falsas ou links para sites de informações falsas. As pessoas são mais vulneráveis quando se trata de receber informações no momento", disse ao Estado Marc Asturias, vice-presidente de Marketing, Comunicação, Relações Públicas e Relações Governamentais da Fortinet. A empresa também detectou avanço nas tentativas de golpes que usam a crise do coronavírus.

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Piloto Automático

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes