Máscaras caseiras: cuidados de higiene com as máscaras de pano

  • 10/08/2018
  • 0 Comentário(s)

Máscaras caseiras: cuidados de higiene com as máscaras de pano

Máscaras caseiras: cuidados de higiene com as máscaras de pano

Quando usar e como usar

1. A máscara deve ser usada sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Dentro da residência, não é necessário usá-la. No caso de pessoas infectadas pelo coronavírus que estão em isolamento domiciliar, a orientação é que tanto elas quanto seus cuidadores usem as máscaras cirúrgicas profissionais.

2. Após duas horas de uso, é necessário trocar a máscara. O mesmo vale para quando ela ficar molhada devido a tosse, espirro, fala ou respiração. Para isso, retire-a seguindo os cuidados necessários (veja no item abaixo), armazene em um saco plástico bem fechado e coloque outra, também seguindo os passos corretos. Só retire a máscara usada da sacola quando for lavá-la.

3. Uma vez que você estiver com a máscara, não mexa mais nela e nem tire da frente da boca para falar. Também não se deve tocar diretamente o tecido, caso faça isso, troque a máscara. Isso porque esta forma incorreta de manusear o acessório pode torná-lo um vetor de transmissão ao invés de proteção. Se você tocar o tecido quando o item está em uso e, em seguida, toca os olhos, por exemplo, pode se contaminar com substâncias retidas no exterior da máscara.

4. Não coce o nariz ou boca quando estiver com a máscara. A função da máscara de tecido é criar uma barreira física entre as vias respiratórias e gotículas possivelmente contaminadas com o vírus, e suas mãos podem estar contaminadas com estas gotículas, especialmente fora de casa. Manter as indicações de lavar as mãos e não levá-las ao rosto é fundamental para que a máscara funcione.

Como higienizar

É possível e efetivo higienizar o tecido e os elásticos usados nas máscaras com água sanitária. “Depois de lavadas e secas, elas ficam prontas para um novo uso”, afirma a Mandetta, e a possibilidade de reutilizar inclui também as máscaras confeccionadas com TNT.

Também é possível fazer a higienização com água e sabão. Após a lavagem, é ideal deixar que elas seguem ao sol.

Hábitos de higiene não devem ser descartados

Um dos maiores medos dos órgãos de saúde quanto ao uso de máscaras por quem não é profissional da saúde é o de que ela pode dar uma falsa sensação de proteção absoluta, fazendo com que as pessoas passem a ter menos cuidado com a higiene pessoal. Ao usar máscaras (sejam elas quais forem), deve se manter os hábitos que têm sido recomendados até agora.

Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, portanto, é essencial continuar lavando as mãos com frequência ou higienizando-as com álcool em gel 70%, evitando tocar no rosto, mantendo distância de outras pessoas na rua e praticando o isolamento social (ou seja, saindo o mínimo possível de casa).

Nelsinho Oliveira.


Fonte - https://d.emtempo.com.br/saude

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Admin

MANHÃ SÓ SAUDADE

08:00 - 12:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes